segunda-feira, 6 de abril de 2009

O LIVRO DAS SOMBRAS

O livro das sombras é um dos mais importantes acessórios de uma bruxa ou bruxo.

É nele que anotamos nossas receitas mágicas, os rituais que fazemos, estudos sobre magia e tudo mais que acharmos necessário registrar sobre o nosso caminho pelo mundo mágico da Deusa.

Ele é um diário mesmo, igual àqueles que as meninas adolescentes têm costume de escrever contando tudo o que aconteceu com elas durante o dia.

No livro das sombras, também registramos o nosso dia, só que registramos apenas o que tiver relação com a magia.

Pode ser um sonho, um ritual, uma receita mágica, estudo sobre ervas, poemas, enfim, tudo o que você achar que será necessário para consultar mais tarde.

É um livro muito pessoal e, toda bruxa (ou bruxo, mago, feiticeiro, etc.) deverá ter o seu. Ninguém poderá escrever ou manusear seu livro, a não ser que seja outra bruxa e somente com o seu consentimento (apenas para pesquisar e nunca para escrever).

Outra forma de registro muito comum em livro das sombras é o seu uso pelo coven, ou seja, o coven tem um livro das sombras onde são registrados os rituais e os encontros de estudo desse grupo.

Esse Livro fica à disposição dos integrantes do grupo para consultas posteriores, mas não poderá ser manipulado e nem visto por nenhuma outra pessoa de fora.
Na Idade Média, esses Livros continham essencialmente poções, feitiços, encantamentos, filtros... enfim, operações de magia não trazendo nada sobre a pessoa que o escreveu além de, talvez, seu Nome Mágico, por motivos que você pode imaginar.

Todas as tradições de ordem iniciática cobram de seus alunos a existência de um diário onde sejam anotados todos os procedimentos mágicos, factos interessantes do dia-a-dia, aprimoramentos e coisas pertinentes à disciplina mágica.

Na tradição Wicca, esses dois aspectos foram fundidos num só recurso que recebe basicamente dois nomes, ou é chamado de Grimoire (Grimodio) que quer dizer Livro de Encantamentos como na Idade Média, ou Livro das Sombras (Book of Shadows), como o Livro que Gardner escreveu e que é usado nas tradições Gardneriana e Alexandrina.

Como o Livro das Sombras funciona como um Grande Diário, nele o aprendiz e mesmo o Bruxo experiente anota os fatos de sua vida, referentes direta ou indiretamente com a Bruxaria.

Ele serve como um Grande Avaliador do desenvolvimento mágico.

Olhando as primeiras páginas, um Bruxo, pode avaliar a quanto evoluiu no estudo e prática da Arte, comparar suas opiniões atuais com as que tinha na época e assim fazer um grande balanço da sua vida na Magia. Além disso, o hábito de escrever no seu Livro das Sombras traz a prática de um aspecto muito favorável – A DISCIPLINA – essa disciplina na qual você se obriga a escrever seja todos os dias, seja 3 vezes por semana ou seja apenas quando acontecer algo relevante. Na medida que você tem de escrever, você acaba tendo que fazer alguma coisa, assim o Livro funciona como catalisador do processo de treinamento.

O livro das sombras existe desde a época da perseguição às bruxas (durante a Inquisição) onde, proibidas de passar seu conhecimento oralmente, escreviam suas receitas, encantamentos, filtros e poções em livros que ficavam escondidos (por isso o nome “Livro das Sombras”), pois se fossem encontrados seriam usados como prova para a acusação de bruxaria. Esse foi um importante meio de conservação e de sobrevivência da Grande Arte.

Não existe um livro correto e tão pouco a forma correta de se escrever nele.
Existem vários modelos de livros e cadernos onde você poderá anotar seus feitiços.
Há os industrializados e os feitos por artesãos pertencentes à Arte, que já os fazem imbuídos de energia.
Comprado ou feito especialmente para você, o importante é consagrá-lo e tratá-lo com o devido respeito, pois ali estará registrado todo o seu caminho percorrido, todos os seus sonhos, suas magias, seus filtros e suas poções.
Nunca o deixe jogado, não deixe que outras pessoas o manuseiem e nunca deixe que pessoas fora da Arte o leiam, ele é o “Seu” mundo interior que estará sendo desrespeitado, por isso, trate-o com muito carinho.
Você pode separar o seu Livro em 3 seções, ou mesmo ter 3 Livros: Um Grimoire, onde você anotará só os feitiços e exercícios, outro com poemas e anotações pessoais, do dia-a-dia (que efetivamente corresponderá ao seu Livro das Sombras) e outro ainda, com conhecimento de Herbalismo, Cristaloterapia, Incensoterapia, e assim por diante.
Além disso você fará um Compêndio de conhecimento sobre magia, na medida que terá à sua disposição um material confiável de consulta personalizado.
Reforço que, tradicionalmente, não se permite que ninguém que não seja da Arte, toque no seu Livro, mas é lícito que outros bruxos leiam as partes que você autorizar, ou mesmo que copiem encantos e feitiços, no entanto o Livro não pode ser emprestado.
Originalmente, o Livro deveria ser um caderno normal, preto e com folhas numeradas, mas pode ser uma agenda ou um fichário.
Alguns acham que ele deve ser escrito à mão, assim a energia do Livro seria mais trabalhada enquanto Livro Mágico, no entanto isso deve ficar a seu critério.


Bênçãos da Deusa.

7 comentários:

  1. ola gostaria de saber se posso adkiri lo pois sempre faco as minhas magias com velas e todos dizem k sou uma bruxa...mas nao me considero totalmente faco x mim apenas.esse livro e somente para bruxos e bruxas de verdade ou kualker pessoa k tenha conhecimetos pode usa lo LIVRO DAS SOMBRAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não tenho religião mais estou propença a conhecer o inexplicavel tenho facinio para o ocultismo adoro a natueaza e sinto necessidade de sempre buscar mai de mim se vc poder me ajudar quero iniciar quero testar meus limites quero provar meu ser quero ir mais a lem gostaria ter mais gostria de ter o livro ds sombras como posso fazer para obter bjs

      Excluir
    2. bom posso te ajudar nao sou do blog mais sou uma bruxa, primeiramente para voce ter um livro das sombras é preciso que voce saiba o que escrever nele pois ele nao é como um simples diario que qualquer um possa ter ele é como s efosse um diario magico para voce anotar apenas sua vida magica, se voce nao tiver vida magica nao tera o que anotar aconcelho voce a procurar uma bruxa que possa ser sua mentora assim ela te ensinara tudo o que voce precisa aprender para ser uma bruxa e conforme voce for aprendendo voce vai escrevendo suas experiencias no seu livros das sombras.
      espero ter ajudado

      bjos

      que a deusa a ilumine

      Excluir
    3. Já que você é uma Bruxa de verdade me ajude ser uma tambem ?

      Excluir
  2. Ola, boa noite!

    Estava angustiada procurando algo me ajudasse espiritualmente e me encontrei dentro da Wicca. Gostaria de saber se pode me ajudar a iniciar e me orientar por onde devo começar.

    Obrigada.

    Bjkss

    ResponderExcluir
  3. procuro a muito tempo...agora encontrei quero crescer e vou....

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog! O seu texto é bem explicativo.
    Abraços

    ResponderExcluir