segunda-feira, 6 de abril de 2009

CRIANDO UM LIVRO DAS SOMBRAS

Muitos praticantes da Wicca se perguntam:
-Como posso fazer meu próprio Livro das Sombras?

Basta um caderno/livro/fichário com muitas folhas.
A capa pode ser enfeitada com símbolos mágicos e dentro do livro, podem ser guardados ervas e plantas protetoras.
O livro assim como todos os outros instrumentos mágicos devem ser consagrados, assim protegendo o mesmo de olhares curiosos.

LIVRARIAS
Pergunte aos vendedores se possuem livros tipo ATA, mas com muitas
folhas, quanto mais, melhor... (afinal este livro vai ser eterno)!
Também pode ser um fichário, um caderno qualquer. Isso pouco importa.
Numere suas folhas e faça linhas pra datas- tipo ___/___/___no
cabeçalho de cada folha.
Obs.: se tiver como, confeccione seu próprio livro, costurando-o com corda natural o papel vegetal.

CAPA
Quanto à capa, cole símbolos de nossa tradição, figuras que lembre a Deusa, e ou, escreva ou mande imprimir frases ou orações, escritas em dourado, prata, etc. ou mesmo cole, coisas doadas pela própria Deusa através da natureza... (Galhos, flores, fotos da Lua, penas, etc.) Após feita a capa, plastifique com contact transparente.

TERMO DE ABERTURA
Na primeira página em branco, escreva de próprio punho com uma ótima caneta.
Não deixe que outros façam por você.
Não se esqueça, que a ''montagem '' deste livro, já é por si só um Ritual.
Faça-o em noite de Lua Nova ou Cheia, após as 18h00, com uma vela acesa e incenso pelo ar. Se possuir um altar, faça-o de frente a ele.
Quanto o que escrever, vai de sua intuição.Tipo assim:
'' EU O CONSAGRO LIVRO DAS SOMBRAS À GRANDE E OBSOLUTA MÃE.
QUE NELE SEJA POSTO TODOS OS MEUS ENCANTOS A FIM DE SE ETERNIZAREM, IGUAL É
ETERNO O TEU PODER, A MINHA ADORAÇÃO E RESPEITO A TI.
QUE SEJA ESTE MAIS UM LAÇO PERPÉTUO ENTRE NÓS.
QUE NELE SEJA POSTO TUDO AQUILO QUE POR INTUIÇÃO ME SEJA PASSADO POR TI,
PELO TEU PODER, PELO PODER DO FOGO, DA ÁGUA, DO AR, DA TERRA E DO
ESPÍRITO (e algo mais que seja de sua vontade, voltado a DEUSA).

TERMINO DO RITUAL.
Após julgá-lo pronto ao uso levante-o e ofereça-o ao Norte, sul, leste e oeste, sempre suplicando à Deusa que o ebençoe e o guie por toda a sua vida útil e também após seu fim, que se responsabiliza a guardá-lo para todo o sempre e que será pra você um arquivo a ser muito consultado.
Pode começar escrevendo de como se ''encontrou'' com a Wicca, de como esta tradição o conquistou, de como vê esta forma de amor, etc. enfim
Tudo o que seu coração narrar!

NO DIA A DIA
Tenho o meu LIVRO DAS SOMBRAS posto no centro de meu altar, junto
a uma caneta antiga especial que adquiri em um antiquário, foi
Coberta por penas de coruja (feita por mim), especialmente pra este fim.
Nele escrevo minhas orações, a revelações adquiridas através de meditação e sonhos, minhas receitas de magia, as invocações, minhas fórmulas milagrosos, os encantamentos, enfim, o meu ''diário'' na Tradição.
Espero ter dado alguma dica ou influenciar sua imaginação para confeccionar este valioso instrumento!
Abençoados sejam no poder da DEUSA!

56 comentários:

  1. me ajudou nao sabia direito como fazer a capa obr que a deusa e o deu te iluminem

    ResponderExcluir
  2. eu sou um menino de 14 anos e me intereço por wicca , mas eu não tenho um instrutor , já lí o guia essencial da bruxa solitária , para me inciar sozinho ... mas tenho medo de dar errado se alguem puder me ajudar envie uma mensagem para esse email yagoecarollyne@hotmail.com por favor me ajudem . e que a deusa e o deus os abençoem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu anjo, tenho 17 anos, e SEMPRE gostei de magia, inclusive sou uma wiccana, porém.. uma dica.. Estude muito, leia muito, aprenda muito, saiba diferenciar o que é real, do que é inventado.. E se você se sente insegura é porque não está preparada ainda, só se inicie ou seja iniciada quando estiver 100% de certeza do que está fazendo !! ;) Leia muito !!!

      Excluir
    2. Costumo dizer que iniciação é como um orgasmo. Se ficou em dúvida é porque não rolou.

      Simples assim. :)

      Excluir
  3. mc bielzinho mendes22 de setembro de 2009 16:21

    oi tenho as mesmas dúvidas do menino de 14 anos eu tenho 12 anos por favir mande pro meu e-mail dicas para contar aos pais, feitiços, rituais, etc (conteúdos meio qe iniciantes) o e-mail é super-computador@hotmail.com.

    na net olhando coisas eu vi um teste para descobrir o perfil mágico e acabei como simpatizante (o link para ver o perfil é http://www.cursosdemagia.com.br/letrad.htm), cujo perfil com qual eu me reconheci

    ResponderExcluir
  4. Olá!!Me chamo Angélica.Gostaria de dizer que gostei muito da maneira que foi dada a explicação de como fazer o proprio "Livro das Sombras",irei anotá-las e com certeza farei o meu!!abraços...

    ResponderExcluir
  5. Aos mais jovens... mantenham seus corações e mentes abertos ao divino... não tenham pressa para promover os rituais... busque o conhecimento em primeiro lugar... quando seu momento chegar, sentirá a segurança e até a necessidade de concretizar seus votos diante da Grande Mãe... um ano e um dia ou 10 anos e 10 dias, tanto faz o que importa é estar em sintonia com a Deusa e o Deus e em paz... Bênçãos plenas!
    De um aprendiz para outro.

    ResponderExcluir
  6. Oi!Gostei muito, me ajudou bastante, pois tenho 14 anos e não sabia como fazer...Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. ola, gostei muito das suas dicas ...brigadao mesmo ... que voce seja mais iluminada pela divindade... um abraço

    ResponderExcluir
  8. oi, adorei o modo c vc explicou sobre a confecçao do livro. estou pensando em fazer o meu proprio.ja conheço a wicca a algun tempo. estudar a wicca e como voltar pra casa.um conselho pra quem esta começando... nao faça nd c pressa, se for realmente esse o seu caminho vc ira voltar para a deusa mais cedo ou mais tarde.bjos

    ResponderExcluir
  9. ola se alguem puder me ajudar..eu me chamo luana e queiria saber se para me tornar uma bruxa preciso de iniciaçao?e para fazer o bos tambem?email:
    luanapitbull28@hotmail.com ..grata

    ResponderExcluir
  10. oi tenho 12 anos meus pais sao catolicos e eu sou um acolito ajudo na missa quero saber se eu posso ser um bruxo wicca e se ten algun covem em lages sc ai vai o meu orkut gabrilue@hotmail.com
    que a grande deusa triplice abençoe a todos bjs

    ResponderExcluir
  11. Bom gostaria de aqui mostrar o amor e o carinho que tenho pela WICCA, em muitos e muitos dias fui me apegando e me envolvendo com toda minha vitalidade,aprendendo e exercendo meus os meus conhecimentos,não me inicializei na WICCA pois não tive oportunidades, mas como a maioria, me fiz de um bruxo natural,acreditando na Deusa e em seus poderes,fiz e criei meus encantamentos, e feitiços não para bens próprio, em fim nunca encatei ninguem e nem usei para mim se o fiz foi para melhorar a fertilização de algumas plantas e ervas que cultivo.Por final gostaria de agradecer pelas dicas, vou sim criar meu proprio livro das sombras,e escrever o que me é inspirado, e passar de geração a geração...
    Obrigado, e que Seja Louvada a Deusa,e que ela os abençoe a todos

    ResponderExcluir
  12. mto obrigado, que os seus sonhos seja realizados.

    ResponderExcluir
  13. ola meu nome e eduardo eu tenho dois irmaos no caso eu meu irmao gemeo e minha irma mais velha ela tem 1 ano e cinco meses na nossa frente ambos nascemos com o dom da magia mais so eu estou aberto a ela meus irmaos resistem com toda a força contra o que sao e querem que eu tambem resista mais eu nao quero abrir mao de quem eu sou realmente eu ainda nao sei muito sobre a bruxaria mais ela e tao forte em mim que eu nem presciso estuda-la para entende-la mais pelo visto eu serei um praticante solitario se algum de voçes tiverem como me ajutar me mandem um recado para o meu email duda.cerqueira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. oi n sou ecletico ou coisa do tipo ,mas me interesso muito por wicca ,devo continuar,sem msm ter um professor? posso eu msm me iniciar?e fazer meu book of shadows ??mande ao meu email maayou@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. tenho uma duvida!
    na escola a professora pediu que os alunos criem um livro,falando sobre um idolo,ou um cantor...o assunto é livre.
    eu e minha amiga,suguerimos ao grupo,falarmos das wiccan,eles toparam,mas nem sabia o que era wicca,e isso me deixou com mais vontade da falar das wiccan.

    eu e minha amiga achamos legal o livros das sombras....achamos legal a capa.......ai eu fiquei curiosa(isso é fato)e pesquisei algumas capas,e achei uma mais bonita que a outra!
    mas li aqui,que o livro das sombras é sagrado,e tal,ai fiquei pensando se eu poderia fazer uma capa para o livro(o qual eu pretendo fazer pra falar um pouco sobre wicca)e fazer um livro com as caracteristicas do livro das sombras,eu posso fazer isso?ou nao eh permitido?

    espero resposta!
    o mais rapido possivel!

    agadeço desde já...

    ResponderExcluir
  16. eliza(eu aki d novo)16 de junho de 2011 20:06

    aff!nem deixei meu e-meil,pra entra em contato,
    ribeiroelizabetthy@hotmail.com

    pelo amor...por tudo que e sagrado!nao deixa d responder!

    (eu sou a moça ai d cima)

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tenho 13 anos e a pouco tempo venho pesquisando muitos livros na internet sobre a Wicca. Gostaria que alguém experiente me ajudasse... Que a Deusa os abençoe...
    rafael.mont@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. oi, meu nome é Claudia, eu adorei seu blog e eu e uma amiga nos apaixonamos pela cultura Wicca e queriamos nos iniciar mas ambas naum temos muito contato com Wicca a não ser pela internet, nós tambem temos medo da reação das nossas familias pois são catolicas e bastante conservadoras. Nós qriamos saber so nos podemos nos iniciar sozinhas e nós tambem se alguem mais experiente podia nos ajudar.
    claudia.cris10@gmail.com
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Meu nome é Bruno e eu sou um estudante da arte mágica!Estou procurando pessoas que estejam dispostas a iniciar um circulo mágico como uma criação de um coven!apenas 3 pessoas poderão ser selecionadas pois preciso de uma pessoa para cada elemento!!!se o elemento que guia sua vida for AR,FOGO ou TERRA entre em contato para que possamos conversar e futuramente iniciar um grupo de bruxas e magos!!o E-mail é bruno.marcos1995@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. olá, meu nome é Maycon e estou procurando por iniciantes - assim como eu - para fazermos um circulo magico. ficaremos em contato atraves de emails. o meu email é djosmaycon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Oii, Nossa, Obrigada por me Ajudar!
    Eu fiz meu livro das sombras, completamente diferente!
    Tenho algumas duvidas ainda, mas Depois eu resolvo isso ;)


    Bjos! Que a Deusa te Ilumine hoje e Sempre!

    ResponderExcluir
  23. e tao facil de fazer ja fiz o meu ja estou na metade sou uma bruxa e eu tenho 09 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tao nova qui foofa

      Excluir
    2. Nossa! 09 ano e já bruxa...eu estudo Wicca e Antiga Arte a mais de 30 anos e ainda nem consigo me considerar um Mago ou Feiticeiro...Sede ao pote ein! =D

      Excluir
  24. Bom galera, eu já a algum tempo venho me interessando pela Wicca, assim como todos os que comentaram aqui em cima, adorei seu Blog e queria mais algumas informações. Eu gostaria de saber se eu mesma posso fazer a minha iniciação, tenho mais duas amigas e um amigo que se interessam. Aqui na minha cidade não tem nenhum grupo mais experiente para nos ajudar, só temos informações pela internet. Se alguem puder me ajudar desde já agradeço. Qualquer informação para mim é importante.

    Meu e-mail: debora.michelli@hotmail.com

    Espero anciosamente por respostas. Que a Deusa e o Deus lhes abençoe.

    ResponderExcluir
  25. Olá, estou com dúvidas de como eu me inicio, meu elemento guia é o ar, tenho 3 meses de estudo, tenho 12 anos, signo libra, preciso de ajuda, eu ja sei bastante coisa sobre wicca, tem vez que eu passo a noite estudando... Mas queria saber um pouco mais sobre bruxaria, coisa e tal... Por favor me ajudem, E-mail bielgabriel48@hotmail.com, também o do meu blog que é angelfireserver@hotmail.com... Obrigado, que os Deuses abençõem a todos... Até :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabriel. você não acha muito cedo pra se iniciar?
      E não digo pela idade, e sim pelo tempo de estudo!
      3 meses é muito pouco, mesmo que você passe bastante tempo estudando.
      Eu to a 2 anos estudando e ainda preciso aprender tanta coisa!
      Mas olha só, pensa bem se você quer se iniciar agora mesmo. Porque você tem que ter dedicação, tempo, paciencia....
      Estude mais um pouco.
      É aconselhável se iniciar depois que você tiver beeeeem preparado!
      Beijos e Blessed Be!

      Excluir
    2. oi achei super legal a minha cara penso em fazer um......

      Excluir
  26. oi eu tenho 12 anos estou com duvidas me mande um email para conversarmos porfavor poderoslari@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, tenho 14 anos, e ultimamente tenho lido diversos textos sobre o assunto e me interessado por demais. Preciso de ajuda de alguém com experiência, se alguem puder me ajudar agradeço: phorasteiros@hotmail.com
    Ob pela atenção, e que os Deuses lhe abençoe ! :D

    ResponderExcluir
  28. oi me interessei muito por tudo o que li e acredito que voce faz um trabalho maravilhoso que a deusa te abençõe muito!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Oi meu Nome é howard e tenho 14 anos li vários livros wiccanianos e já tive meu proprio coven más a reação do meu pai não foi boa no começo ele me chingou muito e não sei como lhe dizer para aceitar isso sendo que eu nem iniciado na arte wicca da deusa e do deus sou por isso meu ajudem mandem convites no meu face hard_timao@hotmail.com me ajudem..que o deus e a deusa sempre iluminem seus caminhos e os abençoem

    ResponderExcluir
  30. ola howard...meu nome é Luny,tenho 15 anos e ja iniciei assim como vc...sou adotada e sentia coisas estranhas desde pequena...ai quando creci descidi me revelar a minha mae..e hoje sigo a wicca,no começo ela nao aceitou,mas agora esta tudo bem..nao sou iniciada ,sou uma bruxinha solitaria...e estudo muito..mi acho ate esquisita pois eu sei dançar de tudo..sem aprender e sei de coisas antigas que ninguem nessa vida sabe..meus sonhos se realizam...e isso é estranho..gostei de vc..e que pena nao tenho facebook ou email pra ti ajudar mas to tentando fazer um...
    bjus e xau
    que a deusa ti ajude
    e uma dica:NAO DIGA MAIS NADA A SEU PAI...DESEJE PAZ A ELE...E PEÇA AJUDA A DEUSA....

    ResponderExcluir
  31. ola meu nome e murilo eu sempre gostei muito da magia e de tudo e so quero dizer que eu presumo ser bem sensitivo mas aida nao estou 100% nao consigo saber o que da deusa ou o que eu to envenrando ou pior o que e impuro gostaria que orançen por mim a grande deusa eu quero muito ser um wicca e no futuro ser um grande bruxo solo.Que a deusa temutiblique as maravinhas que ela tem feito por vcs e nao tenhao medo a deusa esta com todos vcs

    ResponderExcluir
  32. um catolico pode ser um mago,wicca bruxo e etc?

    ResponderExcluir
  33. Oi! Meu nome é Tauana e eu sou católica, mas queria saber, tem problema eu ser eclética e católica ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tauane , bom nao sou tão conhecedora da magia e da wicca , sou uma bruxa ecletica cultuo varios panteões , mais não existe WICCA CRISTA ... Para sulocionar suas duvidas procure no you tube o seguinte video: Wicca cristã ? Não s.o.s wicca. A sacerdotisa explica direitinho , tá ?

      Que a Grande Mãe lhe abençoe )O(

      Excluir
    2. Penso que exista um sincretismo entre o catolicismo tradicional e o misticismo, a depender de qual é. Porém, a Wicca é mais localizada em culturas meio descrepantes com os ensinamentos católicos. Ao meu ver, sendo a sabedoria e magia universais, não há incompatibilidade de se inaugurar um novo caminho, desde que seja guiada pelo seu instinto e ligação com o Todo. Já dizia Salomão : "quem for sábio saberá evitar os extremos". Busque o equilíbrio. Saiba onde um começa e onde o outro termina.
      Abraços, boa sorte, e bendita seja.

      Excluir
  34. tenho 17 anos e queria conhecer mais bruxos wicca, onde moro,alguém qeu mora em SP e é bruxo, me ad no msn dezinha_54@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Oi, tenho 24 anos e quero me iniciar, como pretendo ser uma wicca solitária, gostaria de criar meu próprio livro das sombras mas fiquei em duvida quanto a usar papel vegetal, o papel vegetal que conheço é aquele translucido, é esse mesmo o papel que você fala? Não vai ficar confusa a escrita dos dois lados da pagina? E gostaria de saber se há problema em fazer com folha a4 normal...
    Obrigada
    Fico no aguardo

    ResponderExcluir
  36. Lembrem galera Magia não é brincadeira e sim coisa séria, onde depositamos nossa vida e espirito.
    Ela só acontece se for com amor, vontade e dedicação!!!

    ResponderExcluir
  37. posso fazer com um caderno velho e rabicado em algumas folhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o seu melhor...??? Se sim, vá em frente. O caderno é e sempre será seu, faça o melhor, pois nele estará sua trajetória no caminho que você percorrer.
      O importante é que seja somente seu, se este caderno tem este valor para você e você não consegue pensar em outro, é seu instinto te guiando, então vá em frente.
      Que você seja bem sucedido.

      Excluir
  38. olá, Me chamo Gabriel Willian, tenho 16 anos e moro no em santana Amapá. Sempre tive atração pela magia e sei que se eu aprender serei um bom usuario ao lado de minha irmã, nós dois queremos nos iniciar mais nao sabemos como. se alguem puder nos ajudar por favor entre em contato cmigo pelo meu face: Gabriel Wanzaller, ou preocure pelo email "willyan.vp@gmail.com"
    deis de ja agradeço a todos.
    - eu sei que magia é coisa seria, nao estou de brincadeira pois nao sou mais criança e estou disposto a seguir o que eu quero... obrigo

    ResponderExcluir
  39. Olá, obrigada pelas dicas. Tenho 33 anos e amo a Wicca me completa. Qnd estudo sobre me sinto leve, completa e muito feliz. Não sou iniciada ainda, mas quero ser. Gostaria muito de conhecer outros bruxos para poder aprender um pouco mais e assim me iniciar. Moro no rj se alguém quiser me conhecer, pf entre em contato. Abraços que abença da Grande Mãe nos cubra sempre. Que assim se faça sempre.
    Ingridbarcelosandrade@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. As folhas podem ter pautas?

    ResponderExcluir
  41. Olá.
    Boa tarde!
    Vou montar eu mesma meu Livro, mas gostaria que não fosse numero existe algum problema nisso ou é sempre necessário numerar as páginas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  42. Eu posso fazer meu livro das sombras no meu computador para garantir que ngm olhe? Tenho um caderno especial para estudos Wicca onde guardo objetos reais.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia, amiga. Gostaria de saber se posso usar uma vela roxa, na hora da consagração, e se alguém (de muita confiança) pode assistir ao ritual. Obrigada.


    P.s.: Se puder, responda para o e-mail, deborah.evgl@gmail.com. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Olá, meu nome é Patricia e vi aqui muitos jovens estudantes da wicca, fiz minha iniciação como manda a tradição com 16 anos, foi mágico, senti meu sangue mais quente, minha audição mais apurada, é uma sensação de dormencia seguida com explosoes de energia, mágico!
    hoje com 21 anos me mudei de cidade e nao acho companheiras na arte para manter um contato mais proximo, sou de salvador e gostaria de que se alguem é daqui e queira contato me mande email latsja@hotmail.com
    blessed be. que a luz esteja com todos vocês

    ResponderExcluir
  45. Vocês fazem oferendas ou sacrifícios?
    E acreditam no mesmo Deus do cristianismo ou de varias outras religiões?

    ResponderExcluir
  46. Ola meu nome é Lucas Goncalves tenho 15 anos e quando eu era criança sonhava com magia e etc ......... E sempre mim interessei por bruxas magos e etc ..... Estou estudando wicca alguem pode me ajuda ??
    Meu face é Lucas Goncalves

    ResponderExcluir
  47. Olá sou iniciante no mundo magico e espiritual, a pouco tempo descobri que a minha ligação com a magia já é algo que nasceu comigo e existem antes de nós, gostei do seu jeito de explicar... Se alguem com mais experiencias tiver algumas dicas... obg por ajudar. Que o deus e a deusa te ilumine

    ResponderExcluir