sábado, 21 de março de 2009

DEPOIMENTO DE UM BRUXO SOLITÁRIO


"Abençoadas, abençoados os que dançam juntos;
Abençoadas, abençoados os que dançam sós (...)."

Quando conheci a Wicca há alguns anos, minha primeira expectativa era com certeza encontrar outros praticantes, não somente para compartilhar conhecimento, mas principalmente para abrir meus horizontes e celebrar os Deuses Antigos acompanhado de outros irmãos.

A princípio, a tarefa me pareceu ser fácil, pois me bastaram alguns poucos contatos pela Internet e minha lista de amigos virtuais que aparentemente compartilhavam das mesmas crenças que eu, cresceu de forma surpreendente.
Com o passar do tempo, percebi que a tarefa que antes me parecia fácil, era na verdade dificílima: a esmagadora maioria das pessoas da qual eu havia travado contato, em poucos meses já não se interessavam mais pelo assunto; algumas outras, revelaram ter interesse por caminhos diferentes daquele que escolhi e exatamente aquelas nas quais percebi que poderia dividir prática e conhecimento de forma coerente com minhas expectativas, moravam muito longe de minha cidade. Mas eu estava realmente decidido a entregar minha vida como instrumento nas mãos da Deusa e Seu Consorte, independentemente das circunstâncias que me rodeassem no momento ou viessem a me assolar no futuro. Não fugi, nem procurei desculpas para não prosseguir: aceitei que deveria começar minha caminhada sozinho.
As dificuldades que enfrentei no início não foram poucas. Exatamente por não ser um Bruxo da tão velha-guarda, me perguntava diariamente então como havia sido a caminhada daqueles que chegaram antes de mim. A quantidade de livros, sites e outros meios de informação que existem hoje eram extremamente escassos, e me vi obrigado a confiar simplesmente naquilo que eu tinha possibilidade de ter acesso, praticando e confirmando minhas experiências de forma solitária, com a ajuda de alguns poucos amigos mais experientes, mas que estavam muito longe fisicamente para poder compartilhar exatamente a prática. Nessa caminhada, observei muitos erros... Muitos tropeções... Mas afirmo com toda certeza: tive muito, mas muitos acertos e a experiência de comprovar isso mais tarde através do contato com outros praticantes, é realmente recompensadora, para não dizer emocionante.
Muitas pessoas afirmam categoricamente que a Wicca não é uma religião para ser praticada de forma solitária, exceto raros casos onde o dito eremita já tenha passado uma vida inteira dentro de um coven e já possua experiência suficiente para continuar sua jornada sozinho. A maioria das pessoas que defende essa questão, são pessoas que compartilham do pensamento de que a Wicca é uma religião de poucos escolhidos que precisam necessariamente descender de alguma linhagem mágica físico-ancestral, e que é necessário pertencer a esses pequenos clãs para ter uma legítima conexão com a Deusa e o Deus em sua essência toda especial. Sem querer desmerecer essa opinião, respeitando a diversidade dos pensamentos (e exatamente por isso manifestando esse parecer), também afirmo categoricamente que - não só por experiência própria, mas principalmente observando outros semelhantes no Caminho – essa visão não é e nem deve ser considerada válida para todos; aliás, diga-se de passagem, não é a visão que encontra-se no cenário da Wicca contemporânea. A grande maioria dos bruxos wiccanianos ao redor do mundo são necessariamente solitários e poucos são aqueles que tiveram a sorte de encontrar um bom grupo onde pudessem compartilhar suas experiências.
Felizmente, nos dias de hoje, muitos dos veículos que antes eram inexistentes para os praticantes solitários são atualmente abundantes. A cada ano, muitos bons livros são publicados e traduzidos e cada vez mais pessoas têm acesso a um conhecimento que antes era restrito a isolados e pequenos círculos. O lamentável disso tudo é que charlatões também existem nesse caminho – identificá-los, com certeza, faz parte do caminho do praticante solitário e essa talvez seja uma das tarefas mais difíceis. Entretanto, não creio que isso sirva de impedimento para se continuar a trilhar, pois para mim ao menos não foi – muito pelo contrário: foi instigante, e ao final de cada decepção, veio o frescor da esperança renovada.
É exatamente essa instabilidade e imprevisibilidade no caminho do Bruxo solitário, que faz sua jornada diferente e toda especial: afinal, acabamos por nos sentirmos muito mais valorosos e corajosos, tendo superado nossas dificuldades e conseguido absorver conhecimento e sabedoria através de nossas próprias práticas e vivências com os Deuses. Essa afirmação, não vem para desmerecer aqueles que dançam a Roda da Vida e da Morte em grupo; pelo contrário, a vivência em grupo obviamente é maravilhosa. Essa afirmação tão somente vem exatamente para valorizar aqueles que dançam e caminham sós, de forma real e reconhecidamente sacerdotal.
Se você que está lendo esse texto, pretende iniciar sua jornada agora ou iniciou recentemente, tenha certeza de que é um ser precioso para os Deuses Antigos. Mas tenha certeza também de que o caminho é árduo, cheio de dores – e recompensas. Tome sempre muito cuidado na direção que decidir e esteja sempre atento aos chamados do seu coração. Busque livros confiáveis e informações com grupos e instituições que trabalhem de maneira séria e coerente em sua cidade; você poderá reconhecê-los ou não. Decepções também farão parte de sua caminhada. E lembre-se sempre de algo muito importante: dois bruxos sempre se reconhecem independente da Tradição que seguem – se isso não acontecer e o respeito não for mútuo, é simplesmente porque um deles não é verdadeiramente um sacerdote dos Antigos e exatamente por isso, não os reconhece na face de seus semelhantes.
Seja feliz, seja pleno, seja com Eles. Dançando junto ou dançando só.
Abençoado seja pela Senhora dos Caminhos!
***

5 comentários:

  1. Witch.333 Fraternais saudações

    Não participo de covens,não sou politicamente correto,não sou subordinado,empregado,não tenho apegos materias ,não vou atras de dinheiro porque ele e magico e escapa,ele vem quando se aprende como ele e esperto,não partilho meus fracassos,ninguem e culpado daquilo que me acontece,so divido luz sem dizer que o faço,com humildade = VER-OUVIR-CALAR.Ser culto=falar a lingua do meio,sem se distacar ou querer subir no palco da comedia da vida,como tinha feito em outras encarnações. LAROYE AMOJUBA

    ResponderExcluir
  2. OI, Witch.333 novamente !

    Peço minhas escusas pelo texto acima ,por falhas na acentuação do meu teclado.

    Agora ,alguem como este ,com especialização em lingua portuguesa ,escrever DISTACAR , "AINDA BEM QUE ESTOU ANONIMO",mesmo assim devo corrigir,por favor leia-se D E S T A C A R.
    Com relação as palavras 'LAROYE AMOJUBA",foi uma saudação em dialeto Africano a DEUSA NEGRA.
    Fratenal abraço

    ResponderExcluir
  3. Legal Hyllanna !

    Aqui é uma Bruxa solitária e como foi dito no comentário acima,a humildade é o primeiro passo da evoluçáo.Obscuro é o caminho dos bruxos vaidosos ,que muito falam,muito escrevem e se auto intitulam e nos covens bradam em alta voz como se já tivessem conhecimento da manobra dos quatro elementos no seu interior e os já tivesse dominado.Esse comentário de Witch,foi direto aos "charlatões"e como ele TAMBÉM NÃO SOU POLITICAMENTE CORRETA,E MESMO APÓS MINHA PÓS GRADUAÇÃO ,ETC. ETC.,LUCIDAMENTE SEI QUE SOU UM GRÃO DE MOSTARDA EM MEIO AO INFINITO e o aprendizado, enquanto encarnada, permanece .
    A diferença de ser solitária é poder (ser) feliz sem óbices e até (estar) infeliz em alguns momentos.Contudo não ousaria a tecer críticas a quem escolheu um "modus vivendi"(ritos)diferentes do meu.Sei que nada sei,mas para este teatro da vida atual é o suficiente para minha evolução. AUN a todos!
    ass. Geni.88

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras. Muito bem escrito. Parabéns pela correta colocação do que é ser um bruxo (a) solitário e o caminho que trilhamos nessa condição. Boa sorte para todos os bruxos solitários e que os Deuses estejam sempre conosco nessa busca.

    ResponderExcluir
  5. eu pessoalmente tenho pleno conhecimento do ritual
    de auto-iniciação para bruxo solitário, mas ainda
    não o fiz talvez por não ter tal ajuda, mas se você puder me ajudar nesse assunto serei muito grato se possível logo entrarei em contato pelo e-mail.

    ResponderExcluir