sábado, 12 de maio de 2012

ERVAS E BRUXAS DE ASFALTO



Pra quem não tem herbário.

Nem vaso e nem plantação.

Pra não ser uma bruxa incompleta.

Talvez lhe ajude a lição.



Alho afasta vampiros.

Colorau incita discórdia.

Cravo impede a inveja.

Louro concede a vitória.



Salvia limpa ambientes.

Pimenta põe pra correr.

Noz moscada chama dinheiro.

Canela também pode ser.



Café afugenta os espíritos.

Erva doce traz calmaria.

Sal corta energias.

Laranja só traz alegria.



Por isso e pra se prezar

Bruxa de asfalto sem terra

Não fique nunca acanhada

Sem ervas e aperreada.



Basta ir ao mercadinho

Pois encontra rapidinho

E sem preocupação

A erva pra sua porção.





O LIVRO DAS SOMBRAS


Esse é o nome dado pelas bruxas contemporâneas para o livro no qual são descritos seus rituais, invocações e encantos. Não é um termo antigo surgido na Inquisição, como é erroneamente dito por aí, visto que a maioria das pessoas nesta época era analfabeta, sendo impossível manter um livro escrito à mão.

O termo "Livro das Sombras", vem do termo inglês Book Of Shadows e é muito comum você ler esse segundo termo em muitos livros e sites (ou sua abreviação: BOS). Todo coven - e toda(o) bruxa(o) solitária(o) - deve ter o seu Livro, pois é quase que uma base de todo o seu trabalho ritualístico. Tudo o que se refere à Wicca e à Bruxaria pode ser incluído nele.

Não se trata de um livro antigo ou famoso, apesar de muitos terem essa impressão. Não existe "um" Livro das Sombras; cada bruxa ou coven tem o seu, tradicionalmente escrito à mão. Esse trabalho escrito é chamado de "livro das sombras" porque seu conteúdo só pode ser a sombra das realidades deste mundo.

Nele, você irá escrever todos os seus feitiços, rituais, correspondências, invocações, cânticos e o que mais for necessário para a realização dos rituais. Muitas bruxas e bruxos gostam de ter mais outros dois livros: um para ser usado como diário de sua vida mágica, anotando desde sonhos até pensamentos sobre a religião, e outro para anotar informações históricas, dados sobre o Paganismo etc. Acredito que este seja um modo bastante interessante de se trabalhar.

O Livro das Sombras tem tradicionalmente a capa preta com o pentagrama cravado na capa, mas você pode cravar outros símbolos e até mesmo utilizar outras cores como verde, marrom, azul marinho. Tente se concentrar em cores e materiais naturais.

Uma antiga regra dos covens era que, quando alguém morria, seu livro deveria ser queimado. A razão principal era poupar os familiares da bruxa, pois a descoberta de tal livro poderia deixar-lhes em uma situação difícil, especialmente em famílias onde o culto era passado de geração para geração.

Dúvidas sobre o Livro das Sombras


Minha mãe nem "sonha" que eu pratico Bruxaria. Meu B.O.S. fica escondido na casa do meu vizinho. Tem problema? (enviada por e-mail)

Se ele for bruxo e vocês praticarem juntos, não há o menor problema. Os covens têm seus próprios livros e eles ficam em poder de um só membro do grupo, designado com tal função.

Se o seu amigo não for praticante, não é aconselhável.

É errado eu colocar pedras na capa do meu B.O.S. para que as energias das pedras vão para o livro? (enviada por e-mail)

Não, muitos praticantes colocam não só pedras como folhas, flores, penas, pêlos etc.

Ainda não sou iniciada(o). Posso ter meu Livro das Sombras?

Deve. Como você viu acima, ele é basicamente um registro de suas atividades na Arte. Sendo assim, é de extrema importância que você crie este vínculo desde o começo, organizando seus pensamentos escrevendo em um livro/caderno/fichário. Você verá rapidamente como seu Livro será um grande aliado, especialmente no começo.

Posso levar o Livro das Sombras para dentro do círculo e utilizá-lo nos rituais?

Não só pode como a prática é bastante comum. Nada mais chato do que precisar de algo que está escrito no seu livro e, quando perceber, ele está super longe e você precisa desmanchar o círculo, quebrando o clima. No entanto, procure não ler nos rituais. A espontaneidade sempre será a melhor pedida.